domingo, 13 de dezembro de 2009

Misterioso hexágono de Saturno reemerge para engolir todos nós

Ó Misterioso Hexágono de Saturno, de onde chegueis vós? Quem vos fez? Não há russos em Saturno, que eu saiba. Ou será que tem? De qualquer forma, você me assusta muito mais do que a espiral da Noruega, porque você consegue engolir dois planetas Terra ao mesmo tempo.

É esse o diâmetro do hexágono: o mesmo de duas Terras. Ninguém ainda sabe qual a sua causa, e porque ele tem especificamente essa forma geométrica, algo que é extremamente raro -- se não impossível -- de encontrar em formações atmosféricas.

O hexágono de Saturno deixou todo mundo sem palavras quando a Voyager enviou as primeiras imagens do fenômeno, e ainda estupefaz os cientistas do mundo todo, como Kunio Sayanagi, parte da equipe de análise de imagens da Cassini em CalTech:

A longevidade do hexágono faz disso algo especial, visto que o clima na Terra dura algo na ordem de semanas. É um mistério comparável ao das estranhas condições climáticas que deram origem ao longevo Grande Ponto Vermelho de Júpiter.

A sempre fantástica sonda Cassini acabou de capturar essas imagens do evento, que são as mais detalhadas disponíveis. [NASA]

Nenhum comentário:

Postar um comentário